pandemia
"A gente ia entrar em quarentena, como a gente não entendia o que significava, pensamos que seriam só duas semanas"
No dia 5 de março de 2020, as portas do Teatro Santander, em São Paulo, abriram-se para a estreia do espetáculo Donna Summer Musical. Seis dias depois, em coletiva de imprensa, a Organização Mundial da Saúde anunciou que a Covid-19 tinha virado pandemia. O espetáculo pretendia voltar em meados de abril, mas as luzes seguiram apagadas e as plateias vazias, assim como de outras produções em cartaz na cidade, dentre elas Chaves – o Musical, Se Essa Lua Fosse Minha, a Cor Púrpura, além dos espetáculos que não chegaram a receber público, como Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate, que tinha 5500 ingressos vendidos, West Side Story, que estava no primeiro mês de ensaio e Heathers, também em ensaio.
Para amparar a população durante a crise econômica agravada pela pandemia foi sancionado, no dia 1° de abril, o projeto do Auxílio Emergencial. No entanto, uma parte da classe artística não se encaixa no benefício. Grandes produtoras costumam exigir que os colaboradores tenham empresa para trabalhar nos espetáculos. Assim, como empresários, os artistas, técnicos e camareiros do teatro musical ficaram sem trabalho e sem auxílio. Quase três meses depois e com muito apelo do setor, no dia 29 de junho, foi sancionada a Lei Aldir Blanc, para promover a renda emergencial por três meses para os trabalhadores da cultura, mas ela só foi regulamentada em agosto, para ser paga em setembro. A lei leva o nome do compositor e letrista brasileiro, que perdeu para a vida para a Covid-19 em maio.
Para enfrentar o semestre de pandemia, o próprio setor se mobilizou, principalmente para apoiar técnicos e camareiros, completamente desamparados. Os artistas fizeram lives solidárias, arrecadando fundos, sorteando rifas e chamando a atenção do público para a causa. No canto lírico foi criada a Lírica Solidária, um projeto de auxílio entre cantores, que realizou a coleta e distribuição de alimentos, produtos de higiene e limpeza e oferta de serviços voluntários nas áreas jurídica, contábil e psicológica. No teatro musical foi criado o Fundo Iasmine, que arrecadou dinheiro e fez um sistema de cadastro para aqueles que buscavam o auxílio.

"Montei um estúdio no meu guarda roupa"
Com 20 anos de carreira, esta foi a primeira vez em que a atriz Andrezza Massei teve um intervalo tão longo entre uma abertura de cortina e outra. Antes da pandemia, ela estava em cartaz no espetáculo Chaves, acostumada a emendar um musical no outro e conciliar a rotina de atriz, professora e dubladora. Agora, Andrezza montou um estúdio dentro do armário de casa para seguir com trabalhos de dublagem.
